Sônia Madruga

Sônia Madruga

sábado, 29 de maio de 2010

Qual a real necessidade de um figurinista?


cirque singer 10 figurino Figurino: o equilíbrio dos signos ao compor um personagem

Ao contratar o profissional de figurino questiono a real relevância deste trabalho.


Se o ato de vestir-se já está incutido como hábito diário, por que aquele - o ator - que constrói a identidade de um outro ser - o personagem - não o faz automaticamente? Será mesmo preciso um profissional para tal feito?


Apresento assim este blog.


Uma pergunta a princípio tola e de resposta mecânica, que se olhada um pouco mais além, talvez encontremos saídas mais complexas que guardam, na verdade, um valor ainda pouco agregado a este profissional que muitas vezes está apenas ligado à uma peça de roupa.

5 comentários:

  1. Tola nada!
    É por isso q às vezes tem figurino horroroso em cena e vc olha a ficha técnica e está escrito: O GRUPO.
    Bj e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Arrasou, gata!
    Olha... vc me colocou pra pensar!
    Merda pra gente!!!

    Dudu

    ResponderExcluir
  3. adorei o primeiro comentario! uhahuahuahu
    "figurino horroroso!" uahuah

    acho que cada ser tenta ser um "figurinista" pessoal de si mesmo e poucas vezes acerta 100% em todos os personagens criados. Talvez acerte no figurino, e nao acerta na encenacao do mesmo. Ou vice-versa.

    sempre fui uoh com minhas escolhas, e sempre tive pessoas de confianca ao redor para me ajudarem, como voce GF!

    se eh dificil para um ser como eu, que nao tenho personagens para interpretar a nao ser os que eu mesmo crio, imagina pra um coitado de um ator/atriz - "o que sou, o que quero ser, o que tenho que ser" - pessoal, midia e profissional. Acho q tem que ter um intermediario para ajudar na imposicao de barreiras imaginarias onde "aqui voce eh isso, toma o figurino, incorpora o personagem e se vira"

    Seria uma especie de marketing tambem neh? Que imagem eles querem passar do espetaculo? E acho que isso cabe a alguem que possa analisar a obra como um todo, e nao somente ator por ator.

    x

    ResponderExcluir
  4. Às vezes encontramos "em si mesmados" que tem que ter O JOGO de cintura e convencer q aquilo que vc criou realmente cabe ali. Thanx, BF, your comments are always welcome! Love!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lu,
    Só agora soube do blog...

    Ai ai, o q seria de nós atores sem este profissional??? O figurinista, um bom figurinista, mais q vestir o artista ajuda na exposição da própria essência do q se tem para dialogar. Cria textura viva sobre o q se vê.

    prazer conhecer vc...pra mim figurinista muito digna!..bjão

    ResponderExcluir